Tigre e leão em cativeiro |
Primeiramente, é necessário saber que tanto o tigre quanto o leão possuem várias subespécies("raças" regionais) que diferem principalmente em tamanho, principalmente no caso do tigre(é felino com mais variação de tamanho entre subespécies). No caso do tigre, a maior subespécie é o Tigre-siberiano(Panthera tigris altaica), e no caso do leão é o Leão-sul-africano. Os tigres habitam parte do continente asiático e ilhas da indonésia(ou pelo menos habitava, já que restaram apenas os tigres da Ilha de Sumatra. Já os leões habitam majoritariamente o continente africano, mas possuem uma pequena população de remanescentes selvagens da subespécie Leão-asiático na Índia.
Cerca de 1 século atrás haviam muito mais tigres e leões, e especialmente na Índia eles coexistiram e muito provavelmente ocorreram disputas entre o Tigre-de-bengala e o Leão-asiático(subespécie que ainda sobrevive em pouquíssimo número). Hoje isto é impossível, já que a minúscula população de leões-asiáticos vive em uma pequena região da Floresta de Gir(Oeste da Índia), no extremo oposto à região que os tigres habitam hoje(Leste da Índia).
Também enorme diferença de tamanho entre machos e fêmeas e entre adultos e jovens.
Vamos ás comparações! Preparamos 5 quesitos!
1º quesito - TAMANHO: o Tigre-siberiano, maior de todos os tigres, alcança até 3,30 metros de comprimento, pesa até 310 kg e possui até 1,20 metros na altura da cernelha*(ponto mais alto do ombro). Já o tigre-de-bengala(que mais provavelmente coexistiu com leões asiáticos) possui diferenças regionais com relação ao tamanho: tigres que vivem nos pântanos dos Sundarbans, tendem a ser menores; os tigres das florestas do "centro" da Índia são médios; e os tigres das montanhas do Nepal tendem a ser maiores, porém há poucas informações sobre as medidas deste último, pois foi recém descoberto.
Vamos então usar como exemplo um tigre-de-bengala do centro da Índia.
Um tigre-de-bengala macho adulto pode pesar entre 220 e 266 kg, possui de 2,50 a 2,70 metros de comprimento, e até 1,10 metros na altura da cernelha.
Quanto ao leão, não há enorme diferenças de tamanho entre subespécies, então vamos citar as medidas do leão-asiático(o mais provável adversário do tigre) e o leão africano em geral. O leão-asiático macho adulto pesa entre 160 e 190 kg, possui entre 1,80 à 2,50 metros de comprimento, e cerca de 90 centímetros na altura da cernelha. Já o leão africano pesa até 250 kg, possui até 2,50 metros de comprimento, e até 1,20 metros na altura da cernelha. Um fato que é importante ressaltar, é a importância da juba neste quesito. Quanto maior e mais escura a juba, mais dá a impressão que o leão é maior.
vencedor do quesito: O tigre médio(da subespécie indiana de bengala) é mais longo e mais pesado pois possui uma massa muscular bastante densa, enquanto o leão é mais leve e mais alto na cernelha.
Tigre e leão - comparação de tamanho, com e sem juba. GIF |
2º quesito - DENTES E GARRAS:
O tigre-de-bengala adulto possui dentes caninos com comprimento variando entre 7 e 15 cm. Suas garras retráteis variam ente 8 e 10 centímetros de comprimento. Já os dentes caninos do leão possuem até 5 centímetros de comprimento, e suas garras até 7,5 centímetros.
vencedor do quesito: Neste o tigre mostrou ter garras e dentes caninos maiores, o que pode ser explicado por seus hábitos solitários, que os obrigam a terem "armas" mais letais para sobreviver, o que aumenta as chances de sucesso na caçada.
3º quesito - ESTRATÉGIA e TÉCNICA DE COMBATE:
Tigres costumam possuir uma boa estratégia de combate, que vai sendo aprimorada com experiência. No geral, o tigre avalia bem o seu oponente, observando os pontos fracos e se há realmente chance de vitória. Tigres lutam apenas com as duas patas traseiras apoiadas do chão, enquanto golpeia com as duas frontais. Normalmente tentam golpear o pescoço e cabeça, ou agarrar para morder, sempre rugindo tentando demonstrar que não está disposto a fugir, e com isto em boa parte das vezes faz o adversário abandonar a luta. Um sinal de submissão é deitar com a barriga no chão, do contrário(com as patas viradas pra cima) é uma estratégia para golpear o inimigo usando todas as quatro patas e lhe abocanhar a perna, danificando um dos pontos de apoio do adversário.
técnica de combate do tigre: apoiado nas patas traseiras em pé, batendo com as duas da frente |
técnica de combate do leão: três apoios no chão, uma pata frontal golpeando. |
4º quesito - EXPERIÊNCIA DE COMBATE:
Tenho visto em muitas postagens pessoas argumentando que leões possuem mais experiência de combate, pois precisam defender o grupo, e por isto vencem o tigre que é "apenas um caçador".
Digo em verdade, o tigre tem maior taxa de mortalidade em combates do que o leão. Tigres constantemente tem que defender grande território contra jovens inimigos(que ostentam a obtenção de um território) e velhos adversários. E para proteger o seu direito de acasalamento com diversas fêmeas da região, território com mais presas, e disponibilidade de água, costuma dar a vida para proteger ou para tomar. Em meio aos contantes desafios, ainda precisam caçar. Patrulham o território e fazem vocalizações características.
Os leões, como dito anteriormente, tem como principal objetivo afugentar o invasor, e o invasor por sua vez sabe que terá outras oportunidades melhores de tentar tomar o grupo. Eu particularmente já vi casos em que o leão foge, para não enfrentar dois machos rivais ao mesmo tempo, e as leoas que tiveram que proteger suas crias(nunca mexa com uma mãe).
Como também já vi um caso em que um tigre macho veio tomar um território de uma fêmea, e quando ela demonstrou que não estava disposta a ceder(pois tinha filhotes), o macho rapidamente desistiu do combate e partiu em busca de uma oportunidade melhor, e em meio à esta situação a tigresa demonstrou submissão depois que o macho parou de lutar, mostrando que não tinha interesse em lutar, mas precisa defender seus filhotes.
Tigres dependem de sua integridade física para sobreviver, pois são solitários. Mas se não tiverem um bom território, com presas e água em abundância, com fêmeas disponíveis... sua vida não fará sentido, e em algum momento ele terá que lutar para conquistar seus direitos.
vencedor deste quesito: a experiência de combate dos dois é relativamente próxima. Mas deve-se levar em conta que eles estão acostumados ao comportamento e reações de felinos da mesma espécie, e portanto poderiam ficar confusos diante de uma situação diferente(tigre vs leão).
Por favor assistam ao vídeo abaixo, uma luta que terminou em morte:
5º quesito AGILIDADE, FORÇA e RESISTÊNCIA:
Os tigres são mais pesados pois possuem massa muscular bastante densa, e são preparados para curtos ataques. Em corrida chegam até 60 km/h, e precisam chegar a 20 metros da vítima para ter chance de sucesso na caça. E são conhecidos por sua grande agilidade e força. Sua constante atividade(lutando e caçando) e faz mais ágil e forte, podendo arrastar sozinho presas de até 800 kg. Por serem felinos solitários, dependem das próprias habilidades para sobreviver e portanto, lutam(contra invasores da mesma espécie e de outras), patrulham, caçam, acasalam. Descansam nos períodos mais quentes do dia em lagos ou rios, caçam pro final da tarde, noite e manhã. Os macho até deslocam-se até territórios vizinhos para visitar seus filhotes.
O leão macho, por sua vez, raramente caça, e quando caça é sempre em grupo ou em dupla, pois sua enorme juba atrapalha na camuflagem. Dorme na maior parte do tempo, levantando-se apenas para patrulhar o território, tomar a caça das fêmeas, acasalar, e ocasionalmente defender o grupo ou a caça contra leões rivais e hienas.
vencedor deste quesito: tigres e leões descansam em boa parte do dia, porém o tigre por caçar mais vezes e por ter de viver por conta própria, é mais ativo, e consequentemente possui o corpo mais preparado.(Isto tudo pode mudar, quando o que está em questão é um animal de cativeiro). Ambos são preparados para ataques curtos e se cansam com facilidade.
Considerações finais: O tigre será o vencedor na maioria das vezes, sempre dependendo do motivo envolvido. Se você não concorda e tem como argumento vídeos de filmes antigos ele lhe digo o seguinte: o leão sempre foi tratado como o "mais humano dos animais", talvez por viver em grupo tenha gerado este tipo de identificação. E sempre era mostrado como o mocinho defensor dos homens contra as "feras selvagens e impiedosas". Por este motivo, era mais interessante que o leão ganhasse a luta contra tigres nos filmes, geralmente salvando donzelas ou mocinhos, mas nem sempre dava certo. Mesmo colocando leões contra tigresas, tigres jovens, ou tigres de subespécies menores, algumas vezes o leão perdia. O motivo disto tudo é "motivação". Por quê um animal irá lutar até a morte sem um motivo? Para o leão não havia motivo, já para o tigre usado, o motivo era sobreviver contra um oponente maior ou macho, ou mais velho; era uma questão de sobrevivência. Os leões partiam pra cima quando percebiam que os tigres pareciam "menores" em relação a sua juba. Mas no meio do combate desistiam. Além de tudo isto, tigres já mataram leões em cativeiro, e em um zoo japonês ondem os felinos são soltos juntos, os tigres(em sua maioria da subespécie de sumatra) dominam na maioria das vezes.
Assista o vídeo abaixo, onde leões convivem com tigre-de-sumatra, tigre-de-bengala e alguns poucos tigres siberianos(o que afia as garras em tronco no chão é o siberiano).
Tigre e leão - comparação |
Tigre(ou tigresa) e leão - comparação |