sábado, 1 de maio de 2021

Origem do pit monster

 Como foi criada a raça pit monster?

Origem e história do pit monster:

Nos EUA a partir dos anos 80 uns caras começaram a desenvolver cães pesados e chamá-los de pit bulls mesmo admitindo mestiçagens com molossos como mastiffs e bulldogs americanos por exemplo. Estes cães conseguiram pedigrees de pit bull e participavam de campeonatos de puxar peso (weight pull) e raros casos como o dos camelots para caçar javali. Um dos mais famosos era o cão Chevy Red Dog que fez muitos filhotes. Ainda nos EUA dos anos 80 pra 90 começou a moda dos bullys, cães pesados com sangue de amstaff e mais tarde misturando bulldog. Todos eles chegaram no Brasil por volta dos anos 2000 em diante e como já tinham pedigree de pit bull também conseguiram pedigree brasileiro de pit.

Teve muita polêmica pq todo mundo sabia das mestiçagens e que aquilo já era raça separada, mas quem criava não aceitava persistindo na ideia de que eram pits. Então tudo começou a mudar em 2004 com o ABKC. A nova raça american bully começou, mas demorou a chegar como tal no Brasil, também conseguindo pedigree de pit. 

Aqui enquanto isso os cães pesados chamados de pits extremados eram sucesso. A polêmica foi só aumentando. ABKC excluiu o padrão extreme.

Por volta de 2013 a 2015 começou a estourar os casos de mestiçagem na UKC. A ADBA começou a fazer a limpeza no studbook. Os dois clubes reconheceram o American Bully como raça separada. 

No Brasil separaram os extremados e começaram a chamar de monster, e hoje está sendo organizado como uma raça nova e separada com pedigree próprio. 

Segue texto A HISTÓRIA E ORIGEM DO PIT MONSTER:

"O pit monster é uma raça do século XXI, desenvolvida no Brasil a partir da seleção entre cães de aparência "monstruosa" relacionados ou não ao pit bull e ao american bully, e, de forma menos direta, à cães molossos como o buldogue americano e dogue de bordeaux. A motivação social para o seu desenvolvimento teve grande influência do movimento Bully estadunidense, que tratou-se do desenvolvimento de cães robustos à partir de cruzamentos entre raças fortes, inicialmente objetivando o esporte weight pulling, e posteriormente ganhando adeptos interessados na aparência dos cães.

A origem do monster é obscura ( devido a ocultação dos cruzamentos feitos à época com polêmica, porque resgistravam como pits puros.)

Sua base genética inicial foi composta principalmente por linhagens de cães pesados molossos como camelot, McKenna, chevy, Elli's (não confundir com Eli's do apbt), razor edge american bully; e as linhas de pit brasileiras thompson, amichetti, canchin e cães sem árvore genealógica conhecida.

O pit monster está relacionado ao american bully, em especial ao padrão XL e ao extinto padrão extreme, por isso (ainda) sendo conhecido também como pit extremado.

Por muitos anos o pit monster veio sendo registrado em alguns kennel clubes brasileiros de maneira polêmica sob a nomenclatura de raça American Pit Bull Terrier, o que gerou grande mal-estar entre os criadores das duas raças distintas. Porém, isto começou a mudar durante a metade final da década de 2010 com o reconhecimento independente do pit monster como raça separada por outros clubes, apesar de que ainda podem ser encontrados indivíduos registrados sob a nomenclatura da raça anterior."
 

Fonte: wikipédia. transcrição e adaptação, e adição de conteúdo próprio.

King of Red Sky, bully xl

Nenhum comentário:

Postar um comentário